• Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
Adrenanews

Medite: Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança !!! - Salmos Cap: 33 Vers: 12

Skatenews


Vans Park Series 2017

Publicado em: 10/04/2017

Serra Negra, cidade do interior de São Paulo, recebeu no último final de semana alguns dos principais skatistas brasileiros e estrangeiros do mundo todo para a segunda edição do Vans Park Series Brasil, etapa do circuito mundial de Park, modalidade que fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 junto ao Street. O campeonato aconteceu no Santo Bowl, uma pista dentro de uma fazenda isolada no meio de uma sinuosa serra, e teve três disputas: as divisões de acesso National Championships masculino, feminino e o Pro Tour, com os skatistas Select Pros, Challengers e os Wild Cards, escolhidos a dedo pela organização.

Ivan Federico em ação. Ft: Bryce Kanights 

National Championships

No National masculino, o campeão foi o paulista de Lorena Luizinho Francisco, que também ficou em primeiro lugar na fase eliminatória. O skatista amador de 16 anos liderou a competição que teve mais 53 inscritos, entre profissionais veteranos, mirins e amadores. A categoria feminina do National teve apenas 12 inscritas, então a organização optou por fazer uma final direta, com quatro apresentações cada e julgamento por impressão geral. Ou seja, as voltas podiam ser diferentes e foram consideradas as melhores manobras acertadas. Dora Varella, paulista de 15 anos, foi a skatista que mais conseguiu usar a pista e acertar manobras diferentes.

Luizinho Francisco em ação. Ft: Junior Lemos

Assim como Luizinho, Dora ganhou viagem e hospedagem para participar da etapa continental do Vans Park Series, que acontece entre os dias 26 de julho e 6 de agosto em Huntington Beach, Califórnia. Luizinho já está garantido na fase semifinal com os Select Pros.

Pro Tour:

A competição principal do Vans Park Series, o Pro Tour, foi dividida nas fases eliminatória, semifinal e final. Na eliminatória disputaram os Challengers brasileiros Murilo Peres, Vi Kakinho, os norte-americanos Omar Hassan, Tristan Rennie, Josh Borden, Willy Lara, CJ Collins, Tom Schaar, Roman Pabich, o sueco Karl Berglind, o francês Robin Bolian e os Wild Card brasileiros Caique Silva, Hericles Fagundes, Miguel Oliveira, Micael dos Passos, Lucas Xaparral e o chileno Braulio Sagas.

Vi Kakinho em ação. Ft: Junior Lemos

Os 14 melhores colocados avançaram para a semifinal para se juntar aos seis Selects que compareceram, o catarinense Pedro Barros, o italiano Ivan Federico e os norte-americanos Alex Sorgente, Chris Russell, Kevin Kowalski e Corey Juneau.

Na manhã do sábado as fases semifinal e final foram transmitidas ao vivo via satélite pela Red Bull TV, e pela primeira vez houve locução em português na Vans Park Series, com as vozes de Marco Cruz e Caio Peres. O Brasil é o segundo país do mundo – atrás apenas dos EUA; que mais acompanha o circuito, e a Vans Brasil proporcionou esse bônus na etapa brasileira.

Fases finais no sábado:

O público chegou em peso para assistir as fases finais e a energia contagiou os skatistas. O nível subiu absurdamente e mais manobras começaram a surgir nos repertórios. Divididos em quatro baterias de cinco competidores, os semifinalistas se puxaram para conseguir integrar a final com oito vagas, que acabou sendo balanceada entre quatro Selects e quatro Challengers no apetite.

Após uma breve pausa, a competição retomou fôlego para a grande final. Nesse momento o sol estava muito forte, mas bem-vindo, já que a chuva era um fator bastante temido durante toda semana. Tempestades chegaram a atrapalhar e atrasar a competição National na quinta-feira e em todas as noites choveu bastante na cidade. Na etapa australiana, que abriu a temporada 2017, a chuva quase estragou a competição e o resultado foi baseado na fase semifinal.

Na grande final os oito skatistas tiveram quatro apresentações de 30 segundos e a média das três notas dos juízes Leo Kakinho, Kyle Berard e Jason Rothmeyer era contabilizada como pontuação. A melhor volta definia a colocação e Pedro Barros disparou na liderança logo em sua primeira volta.

Pedro Barros em ação. Ft: Bryce Kanights 

Em 2016, na etapa do Vans Park Series em Florianópolis, Pedro estava em último lugar e só conseguiu a vitória na última apresentação. Em Serra Negra Pedrinho tirou o peso dos ombros e jogou a pressão para os skatistas brigarem pelas demais posições do pódio. Tranquilo e mais adrenado, Pedro conseguiu fazer uma volta ainda melhor e abriu a vantagem para os demais skatistas.

O italiano Ivan Federico estava na última posição até a quarta volta. Ele conseguiu concluir uma ótima apresentação e subiu para o segundo lugar. Mas o pódio só foi definido após o atual campeão do Vans Park Series, o norte-americano Alex Sorgente, finalizar sua última volta e alcançar a terceira colocação, desbancando Tom Schaar para o quarto lugar.

Outro brasileiro na final foi o Challenger Murilo Peres, que terminou na sexta colocação. Com o resultado Murilo segue na segunda colocação do ranking dos Challengers. Os cinco melhores da temporada terão vagas com os Selects Pros na grande final do campeonato, o World Championships, que acontecerá em setembro em país e cidade a serem anunciados em breve. O catarinense Vi Kakinho está em quinto lugar no ranking e também está no páreo para o mundial.

Murilo Peres em ação. Ft: Bryce Kanights 

Com a vitória em casa pela segunda vez, Pedro Barros estava eufórico. “Com certeza, a sensação mais legal é você ver todos os seus amigos, sua família, a galera que realmente é amante do skate. Vem de longe só pra torcer, só pra gritar e só pra ver essa festa toda. E o Brasil com certeza tem aquele calor humano que não se iguala com nenhum lugar do mundo, então estou muito feliz”, comentou após receber o troféu no pódio. A próxima etapa do Vans Park Series acontece nos dias 26 e 27 de maio em Malmö, na Suécia.

RESULTADO FINAL VANS PARK SERIES BRASIL

1° Pedro Barros (BRA)
2° Ivan Federico (ITA)
3° Alex Sorgente (EUA)
4° Tom Schaar (EUA)
5° Cory Juneau (EUA)
6° Murilo Peres (BRA)
7° Willy Lara (EUA)
8° Tristan Rennie (EUA)

Resultado National Championships Masculino:

1° Luizinho Francisco
2° Pedro Quintas
3° Pedro Carvalho
4° Micael dos Passos
5° Caique Silva
6° Matheus Mello
7° Hericles Fagundes
8° João Pedro Teixeira
9° Vicenzo Damasio
10° Mateus Hiroshi Seino

Resultado National Championships Feminino:

1° Dora Varela
2° Yndiara Asp
3° Isadora Pacheco
4° Victoria Bassi
5° Bia Sodre
6° Deise Reis
7° Camila Borges
8° Leticia Gonçalves
9° Bruna Caroline
10° Djenefer de Brito

VEJAM ABAIXO OS MELHORES MOMENTOS DO VANS PARK SERIES BRASIL: 

 

Fonte: Tribo Skate


Adrenanews - Todos os Direitos Reservados

Site desenvolvido por Arara Azul